Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2009

Bíblia de Estudo Dake – A novela continua! (1ª Parte)

CPAD pretende relançar Bíblia de Dake “totalmente” corrigida.

Ao que parece, a novela Dake – como se refere em seu blog o caríssimo Pastor Robson Aguiar – ainda está longe do fim. Não bastasse a insubordinada relutância da CPAD em acatar as orientações da CGADB para que se cumpra a imediata suspensão das vendas e a recolha junto às livrarias dos exemplares ainda não vendidos, a editora – numa clara demonstração de indiferença ante toda a polêmica suscitada em torno da obra, desde antes mesmo do seu lançamento – cogita a possibilidade de relançá-la em uma segunda edição, supostamente revisada e corrigida, com os erros doutrinários do autor [das notas] devidamente retirados.
Obtive a informação do próprio representante da CPAD em Belém, Pastor Firmino Gouveia, em resposta a uma mensagem enviada por mim ao amado Pastor indagando-lhe acerca do posicionamento que a CPAD no estado tomaria com respeito às orientações da CGADB. Abaixo, transcrevo o texto integral, tanto da mensagem que lhe enviei como da resposta que obtive:

MENSAGEM (Darivan):
De: darivan castro [mailto: darivancastro@yahoo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 18:32
Para: Firmino e Ester GouveiaAssunto: Conselho de Doutrina e Comissão Apologética da CGADB reprovam Biblia de Dake

Prezado Pastor Firmino, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Amém!?

É com grande satisfação que lhe coloco a par de uma notícia com respeito à Bíblia de Dake divulgada há alguns dias no site oficial das Assembléias de Deus de Campinas (http://www.adcamp.org.br/), presidida pelo caríssimo Pastor Paulo Freire, também presidente do Conselho de Doutrina da CGADB. O informe dá conta de uma convocação feita pelo atual presidente da Convenção Geral, Pastor Wellington Bezerra da Costa, aos membros do Conselho de Doutrina e da Comissão Apologética para a análise dos desvios doutrinários contidos na referida obra.

É bem provável que o amado pastor Firmino já esteja bem informado a respeito do veredicto final da Comissão com respeito ao assunto. No entanto, como a CPAD vem relutando em acatar a recomendação da CGADB para que a editora suspenda as vendas da referida Bíblia e recolha os exemplares que ainda não foram vendidos, resolvi escrever-lhe para honestamente saber qual será a postura adotada pela CPAD-Belém em relação à questão? Será respeitada a decisão da CGADB? Ou as vendas continuarão a despeito das conclusões, mais do que justas, das Comissões da Convenção (Doutrina e Apologética) que REPROVARAM a obra?

Em Cristo,

Darivan S. Castro

(Membro das Assembléias de Deus em Abaetetuba-PA)

RESPOSTA (Pastor Firmino):
Recebida em: Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2009 16:30
De: "Firmino e Ester Gouveia" gouveia@supridados.com.br
Para: "'darivan castro'"

Prezado Dorivam [Correção minha: É Darivan!]

Saúde Paz neste Natal, a si, e sua família.

Estive no Rio participando de reuniões do Conselho da Casa (CPAD), numa delas, como de praxe, abordou-se a questão relacionada com a Bíblia em apreço, a Bíblia de Dake. Soube-se que de fato ocorreu uma falha, não propositada, por parte da comissão encarregada da tradução, porém a ser corrigida. E na próxima edição, ela virá, todavia, sem aquelas posições contrarias a nossa fé, para que tiremos proveito de tudo mais que nela possa contribuir no engrandecimento do reino de Deus entre nós, os salvos [grifo meu].

Ao mesmo tempo, informo-lhe que não houve e jamais haverá qualquer relutância por parte da Casa, em deixar de atender qualquer convocação feita pelo presidente de nossa Convenção Geral ou do presidente do Conselho. De todos os Diretores que já passaram pela Casa, nenhum deles foi tão cumpridor de todas as normas estabelecidas, com o atual. Homem de Deus que, apesar de sua vasta especialidade em administração, sua vida é marcada pela humildade, no comprimento de tudo que lhe é mandado fazer. Ele é tão humilde que não toma qualquer decisão isolada. De tudo que lhe nasça na cabeça para o bem da Casa e da obra do Senhor no Brasil, ele o submete ao Conselho.

Finalmente, em relação a EDIÇÃO em apreço, dela na Casa restaram pouco exemplares. Em outra edição, e as espinha tiradas, fruto das mãos do autor, já teremos a mesma Bíblia a enriquecer a nossa fé. Num pensamento meu, vai aqui meu sincero reconhecimento: Valeu muito o alerta do irmão e de outros tantos. É gratificante saber que há hoje atalaias atentos as ações do inimigo do rebanho de Cristo – Ezequiel, 33. 1-7.

Com admiração e respeito, em Cristo

Pr. Firmino Anunciação Gouveia.

Quero deixar bem claro que admiro o trabalho de nosso amado Pastor Firmino Gouveia frente à CPAD no estado, bem como seu inegável compromisso de mais de 50 anos com a causa do evangelho. Poucos homens de Deus têm uma trajetória tão marcante em nossa denominação quanto o amado pastor. Entretanto, não somente lamento por esta triste notícia com respeito à possibilidade de a casa tentar recuperar um projeto – a meu ver – há muito falido, com também sou obrigado a discordar de pelo menos duas das colocações apresentadas pelo caríssimo pastor no tocante à utilidade da obra para “proveito dos salvos”, bem como para “enriquecer nossa fé”. Sobre estas questões, estarei me pronunciando, se Deus assim o permitir em uma próxima postagem.

Darivan Castro.

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Darivan

    Excelente suas postagens. Penso que serão muito útil no debate que está acontecendo agora no POINT RHEMA, blog do pr Carlos Roberto. Sua contribuição será muito importante, pois suas colocações são feitas de maneira harmonica e inteligente.

    Parabéns por começa tão bem o vosso Blog e bem vindo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pastor Robson, por suas palavras e pelo convite para participar do debate sobre a questão no blog do pastor Carlos Roberto.

    Logo mais estarei dando minha modesta contribuição.

    Que Deus o abençoe e lhe conceda um feliz e próspero ano novo. Ao senhor e toda a sua família!

    Em Cristo,

    D. S. Castro.

    ResponderExcluir